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terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Modelo de Projeto de Trabalho (CEEJA)

Projeto de Trabalho (CEEJA)

Justificativa/Relevância

      A educação formal ofertada pelo sistema educacional é um dos aspectos fundamentais de promoção do desenvolvimento humano e exercício da cidadania, desta forma, se faz necessário de oferecer atendimento educacional à população que não tem condições de cursar presencialmente todos os dias, o ensino regular ou curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Desta forma, o CEEJA pretende atender esta demanda da sociedade ora excluídas dos bancos escolares.

Objetivos

Ø  Desenvolver habilidades e competências relativas às diferentes áreas do conhecimento por meio de um trabalho colaborativo que proporcionará a aprendizagem coletiva do grupo.

Ø  Proporcionar um Projeto de Trabalho diferenciado com funcionamento específico, na oferta de cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos com presença flexível.
 


Desenvolvimento

Ø  A metodologia que proponho contempla o atendimento individualizado às dificuldades do aluno, uma vez que muitos estão fora da escola há muito tempo, por esta razão poderão encontrar maior dificuldade principalmente no inicio do processo.

Ø  A Promoção de diferentes formas de interação entre o grupo será uma forma de garantia  a aprendizagem de todos os alunos de forma cooperativa.

Ø  O trabalho será permeado pela criação de formas alternativas de comunicação permanente entre os membros do grupo, através do uso de diferentes TIC s (Tecnologia de Informações e Comunicações) e assim promover a inserção tecnológica do grupo, sempre considerando suas possibilidades e limitações pessoais de disponibilidade material e temporal, viabilizando tanto quanto seja possível, o acesso a estes recursos.

Ø  Durante todo o processo investirei permanentemente no estudo da realidade do aluno, para através das adequações necessárias, atender suas expectativas pessoais e garantir seu sucesso escolar.   

Ø  Quanto aos conteúdos serão trabalhados de forma contextualizada, para que haja uma maior e melhor compreensão do mundo que os cerca e para significar os fazeres escolares, historicamente desprovidos de ligação com o cotidiano do aluno, representando para este algo alheio a sua realidade de vida.


Avaliação


Ø  A Avaliação será formativa e diagnostica durante todo o processo formativo porque objetiva o sucesso do aluno e a construção gradativa de seu conhecimento e diagnostica porque pretende redirecionar o fazer pedagógico sempre que for necessário.

Ø  A Avaliação contemplara produções escritas individuais e coletivas, diálogos e trocas de experiências.


Trabalho Coletivo

Ø  O Trabalho Coletivo será uma ferramenta de ensino eficaz para a efetivação da aprendizagem de todos. A socialização das dificuldades de ordem pedagógica e pessoal, as trocas de experiências bem sucedidas de cada um fortalecerão as parcerias e relações interpessoais do grupo.

Ø  O acolhimento de todas as formas de dificuldades que possam aparecer é fundamental para o sucesso do aluno e do projeto CEEJA como um todo.

Referências Bibliográficas



Lei de Diretrizes e Bases – LDB - 1996

LUCKESI, Cipriano Carlos, Avaliação da aprendizagem escolar, São Paulo, Cortez      Editora, 1996.

MODELO ELABORADO PELA PROFESSORA ANDRÉIA INNOCENTI E PROFESSOR DANIEL DALTIN.

Um comentário:

  1. Muito obrigado Andreia e Daniel. Ajudou muito. Parabéns pela iniciativa.

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