OLÁ.

Seja sempre bem vindo!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Modelo de Projeto de Trabalho (CEEJA)

Projeto de Trabalho (CEEJA)

Justificativa/Relevância

      A educação formal ofertada pelo sistema educacional é um dos aspectos fundamentais de promoção do desenvolvimento humano e exercício da cidadania, desta forma, se faz necessário de oferecer atendimento educacional à população que não tem condições de cursar presencialmente todos os dias, o ensino regular ou curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Desta forma, o CEEJA pretende atender esta demanda da sociedade ora excluídas dos bancos escolares.

Objetivos

Ø  Desenvolver habilidades e competências relativas às diferentes áreas do conhecimento por meio de um trabalho colaborativo que proporcionará a aprendizagem coletiva do grupo.

Ø  Proporcionar um Projeto de Trabalho diferenciado com funcionamento específico, na oferta de cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos com presença flexível.
 


Desenvolvimento

Ø  A metodologia que proponho contempla o atendimento individualizado às dificuldades do aluno, uma vez que muitos estão fora da escola há muito tempo, por esta razão poderão encontrar maior dificuldade principalmente no inicio do processo.

Ø  A Promoção de diferentes formas de interação entre o grupo será uma forma de garantia  a aprendizagem de todos os alunos de forma cooperativa.

Ø  O trabalho será permeado pela criação de formas alternativas de comunicação permanente entre os membros do grupo, através do uso de diferentes TIC s (Tecnologia de Informações e Comunicações) e assim promover a inserção tecnológica do grupo, sempre considerando suas possibilidades e limitações pessoais de disponibilidade material e temporal, viabilizando tanto quanto seja possível, o acesso a estes recursos.

Ø  Durante todo o processo investirei permanentemente no estudo da realidade do aluno, para através das adequações necessárias, atender suas expectativas pessoais e garantir seu sucesso escolar.   

Ø  Quanto aos conteúdos serão trabalhados de forma contextualizada, para que haja uma maior e melhor compreensão do mundo que os cerca e para significar os fazeres escolares, historicamente desprovidos de ligação com o cotidiano do aluno, representando para este algo alheio a sua realidade de vida.


Avaliação


Ø  A Avaliação será formativa e diagnostica durante todo o processo formativo porque objetiva o sucesso do aluno e a construção gradativa de seu conhecimento e diagnostica porque pretende redirecionar o fazer pedagógico sempre que for necessário.

Ø  A Avaliação contemplara produções escritas individuais e coletivas, diálogos e trocas de experiências.


Trabalho Coletivo

Ø  O Trabalho Coletivo será uma ferramenta de ensino eficaz para a efetivação da aprendizagem de todos. A socialização das dificuldades de ordem pedagógica e pessoal, as trocas de experiências bem sucedidas de cada um fortalecerão as parcerias e relações interpessoais do grupo.

Ø  O acolhimento de todas as formas de dificuldades que possam aparecer é fundamental para o sucesso do aluno e do projeto CEEJA como um todo.

Referências Bibliográficas



Lei de Diretrizes e Bases – LDB - 1996

LUCKESI, Cipriano Carlos, Avaliação da aprendizagem escolar, São Paulo, Cortez      Editora, 1996.

MODELO ELABORADO PELA PROFESSORA ANDRÉIA INNOCENTI E PROFESSOR DANIEL DALTIN.

3 comentários:

  1. Muito obrigado Andreia e Daniel. Ajudou muito. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Muito bom seu trabalho.
    Obrigado por sua colaboração, parabéns.

    RONALDO COSTA

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Muito bom seu trabalho.
    Obrigado por sua colaboração, parabéns.

    RONALDO COSTA

    ResponderExcluir